Clínico Geral

clin

Clínico Geral

É a especialidade odontológica que envolve a prevenção, diagnóstico e tratamento de várias doenças e desordens dos dentes e gengivas. São prioridades da área a conservação da higiene oral e saúde dentária.

Alguns dos procedimentos realizados pala área de clínica geral na odontologia são:

• Profilaxia
    O flúor é importante na formação dos dentes, pois favorece a formação de cálcio e potássio. Para a prevenção da cárie é preciso ter o flúor presente de forma constante no meio bucal.

• Bruxismo
    Caracterizada pelo ato de ranger e apertar os dentes de forma involuntária, o bruxismo é um doença séria e que merece atenção. O problema provoca um desgaste nos dentes, dor na musculatura ao abrir e fechar a boca, hipertrofia dos músculos, dores de cabeça constantes e até doenças periodontais. O problema ocorre com maior frequencia durante o sono noturno, o que dificulta que o portador do problema perceba sua condição. O mais curioso é que, na maioria das vezes, a causa do problema é emocional, e aqui desvendamos os principais para qe você possa reconhecê-los e tratá-los o quanto antes.

• Cirurgia Oral
    Essa é a especialidade odontológica responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face, que vai desde a remoção de dentes inclusos (como o siso), até a realização de enxertos ósseos e posterior colocação de implantes, além de intervenções em alterações patológicas, malformações estruturais e traumas dos ossos da face.

• Cirurgia Oral com Sedação
    A Sedação em Cirurgias é o ato de suprimir a consciência, mantendo as funções vitais, tais como respiração espontânea e deglutição. Esta inconsciência é realizada através de um medicamento anestésico, utilizada por via oral, inalatória ou venosa. A sedação considerada mais segura é a venosa, método disponível na Prime Núcleo Avançado de Odontologia que é realizado por um médico anestesista após a liberação do risco cirúrgico (exames pré-operatórios e avaliação de risco cirúrgico).

• Selante
    O selante dentário é um revestimento fino de resina aplicado às superfícies de mastigação dos dentes, principalmente nos molares e pré-molares. Esses selantes são geralmente brancos ou transparentes e não são visíveis durante atividades como a conversação.

• Restaurações
    É uma forma de fazer com que o dente afetado pela cárie volte à sua forma e sua função normal. Quando o dentista faz uma restauração, ele primeiro remove a parte do dente que esta deteriorada, limpa a área atingida e então preenche a cavidade limpa com um material de restauração.
    Ao fechar os espaços onde as bactérias podem se infiltrar, a restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior. Os materiais utilizados para as restaurações podem ser ouro, porcelana, uma resina composta (restauração da cor do dente) e amálgama (uma liga de mercúrio, prata, cobre, estanho e algumas vezes zinco).